sexta-feira, 6 de abril de 2012

Gente criei este post para explicar sobre a historia da Obesidade. estava querendo escrever isto a tempos. mais hoje tive coragem reunir meus conhecimentos( para quem não sabe sou estudante de biomedicina) e livros para contar para vocês. e la vai!!

O tratamento da obesidade é clinico e Baseia-se na reeducação global (nutricional, física e psicológica), essa reeducação tríplice precisa ser mantida por toda a vida. Geralmente o uso de medicamentos tem apenas valor coadjuvante pequeno e deve ser prescrito apenas por especialistas. Devido ao grande numero de efeitos colaterais.
Estudos estatísticos mundiais comprovaram que o tratamento clinico só funciona bem até certo peso.  Pacientes muito obesos não tem boa resposta ao tratamento clinico. Ou perdem pouco peso ou ré engordam com muita facilidade.
Demonstrou-se que até o limite de IMC= 40Kg/M² o tratamento clinico é bem sucedido, mais acima desse valor o resultado é ruim. Por isto que o IMC=40 é o limite do tratamento clinico e pessoas com esse imc ou maior são chamadas de Obesos Mórbidos. Os obesos mórbidos eram pessoas que não tinham tratamento e continuavam a engordar indefinidamente até falecerem em decorrência das comorbidades.
Soluções?
Foi analisado que a principal solução é dificultar a entrada de alimento no corpo.
Historicamente existiram varias tentativas de dificultar a ingestão alimentar, como por exemplo, amarrar os dentes com aço mantendo a boca fechada.
Já por técnicas cirúrgicas;
Pode-se também estreitar o estomago com uma cinta transformando-o em uma ampulheta de forma que só um pouco de comida passaria por minuto.
Outra opção é colocar dentro do estomago algo que fique ocupando espaço como uma bola plástica que também ira dificultar a ingestão por competição de espaço. São técnicas restritivas.
 A cirurgia tem como papel Diminuir a fome e causar saciedade gástrica.
Conforme os textos “tubo digestivo” e “Origem da Obesidade” ficam claro que a comida percorre o tubo digestivo da boca até o anus como se fosse uma estrada. A cirurgia apenas cria “atalhos nesta estrada”.
Das complicações que podem ocorrer estas são:
Desnutrição proteica nos pacientes que não comerem muita proteína, Cirrose hepática e Artralgias.
Quem se submete a cirurgia da obesidade geralmente quer fazer as pazes com o espelho e com saúde. E algumas vezes é necessário fazer alguns acabamentos através da plástica para eliminar os excessos de pele que podem ocorrer.
Por motivos desconhecidos (genéticos, hormonais, psicológicos, MARKETING) os pacientes obesos mórbidos tem na comida a maior fonte de prazer de suas vidas. A cirurgia bariátrica de uma forma ou outra destrói essa fonte, ou porque tira a fome ou dificulta a entrada da comida o paciente precisa estar preparado para trocar a fonte de prazer depois da cirurgia.
Antes de operar o paciente precisa ser psicologicamente preparado para essa “busca de uma nova fonte de prazer”. As expectativas do paciente precisam ser calibradas antes de operar para evitar grandes decepções.
Por exemplo, alguns pacientes acham que emagrecendo terão grande melhora no casamento, no emprego, entre outros. Mais emagrecer não é a única coisa que irá melhorar a vida destas pessoas.
As Metas da cirurgia Bariátrica é outra na verdade.
Evitar complicações operatórias
Conseguir emagrecer pelo menos 40% do peso inicial
Manter esse novo peso por toda a vida
Evitar efeitos colaterais da cirurgia
PRINCIPALMENTE ZELAR PELA FELICIDADE DO PACIENTE

A mortalidade cirúrgica é muito rara. Ocorre principalmente nos grandes obesos mórbidos e nas grandes potencias mundiais, situa-se em 0,6%. A mortalidade de continuar obeso é muito maior do que a mortalidade cirúrgica. Os cirurgiões bariátricos desenvolveram cirurgias desde 1952, ou seja a cirurgia bariátrica como especialidade na medicina já faz 60 anos.
60 anos salvando e mudando vidas!
REFERENCIAS:
Procedimentos cirúrgicos para as patologias do seculo (Ótimo livro de medicina.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário